SATAFIRM S11 – afinal o que aconteceu com o SSD?
Você tenta ligar o computador e ele não consegue iniciar o Sistema Operacional.
Fica travado indicando que não tem dispositivo de inicialização.
Buscando entender o que aconteceu, você verifica que o SSD não está sendo identificado corretamente pela BIOS/UEFI. Está sendo reconhecido como SATAFIRM S11.
O que aconteceu com o SSD?
Basicamente o controlador do SSD não conseguiu carregar corretamente o seu firmware.
O firmware é um software embutido que controla o funcionamento e o desempenho desses dispositivos de armazenamento e SATAFIRM S11 se refere especificamente ao firmware de um SSD Kingston, mas outros controladores de SSD também caem nessa mesma situação, com o SSD sendo identificado com outro nome – Sandisk Milpitas SSD, por exemplo, em alguns modelos da SANDISK.
O firmware pode ter várias versões, cada uma com melhorias, correções de bugs ou otimizações para melhorar o desempenho, a estabilidade ou a compatibilidade dos dispositivos de armazenamento. Empresas geralmente lançam atualizações de firmware para melhorar a funcionalidade ou corrigir problemas conhecidos.
Porém o firmware fica armazenado em memórias Flash NAND, e elas degradam, isto é, perdem a capacidade de reter a informação armazenada alterando o conteúdo e essa alteração pode ser detectada através de testes de CRC.
CRC (Cyclic Redundancy Check ou verificação cíclica de redundância) é um método de verificação de integridade de dados usado para garantir que os dados do firmware não foram corrompidos ou alterados.
No firmware, o CRC é um valor numérico calculado a partir dos dados do firmware utilizando um algoritmo específico. Esse valor é armazenado junto com o firmware. Quando o firmware é acessado ou lido, o sistema recalcula o CRC a partir dos dados e o compara com o valor armazenado.
Se os valores coincidirem, significa que os dados do firmware não foram alterados ou corrompidos. No entanto, se houver uma diferença entre os valores calculados e armazenados do CRC, isso indica que houve uma modificação ou corrupção nos dados do firmware. E então o SSD para, não inicia mais, entrando numa condição de erro.
Quando um SSD está nesse estado, geralmente é necessário um processo de recuperação de dados se as informações armazenadas nele são importantes ou reprogramação do firmware para restaurar o funcionamento do dispositivo. Dependendo do fabricante e do modelo do SSD, pode haver procedimentos específicos ou ferramentas fornecidas pelo fabricante para tentar corrigir a situação.
O problema da reprogramação do firmware é que ele ZERA todo o conteúdo armazenado nas memórias Flash NAND, perdendo todos os dados armazenados, impedindo uma recuperação dos dados com sucesso.
E se as memórias já estão falhando, o dispositivo já não é mais confiável.
Portanto, se o SSD falhar e pretende recuperar os dados, procure ajuda especializada.