SATAFIRM S11 - Como recuperar os dados perdidos - Um guia passo a passo
Neste artigo, vamos explorar o processo de recuperação de dados do SSD Kingston A400 480GB com o erro de firmware SATAFIRM S11 que parou de reconhecer no notebook, em um caso REAL em nosso laboratório.
Para isso utilizaremos uma ferramenta poderosa e eficiente para recuperar informações perdidas em dispositivos de armazenamento. Vamos fornecer um guia passo a passo detalhado, desde a detecção do erro até a recuperação dos dados desejados.
Se você está enfrentando problemas de perda de dados, este artigo é essencial para ajudá-lo a entender o processo de como recuperar suas informações valiosas.
Situação do SSD
O SSD parou de funcionar e agora é detectado como SATAFIRM S11 pela BIOS. Normalmente o firmware do SSD é corrompido por degradação das memórias Flash NAND.
Vamos ao processo realizado para a Recuperação dos Dados:
![O SSD Kingston com o firmware corrompido, detectando de maneira incorreta](/blog/satafirm-s11-solucao-caso-real/images/1-ssd-detecta-errado-1-t.jpg)
1 – Verificando o problema, o SSD Kingston com o firmware corrompido, detectando de maneira incorreta - ID incorreto - SATAFIRM S11.
![Tentativa de ler o setor 0 – LBA 0](/blog/satafirm-s11-solucao-caso-real/images/2-tentativa-de-acesso-ao-setor-0-1-t.jpg)
2 – Tentativa de ler o setor 0 – LBA 0 kingston satafirm s11 ssd fix.
![Erro ao tentar ler o setor 0 - LBA 0. O SSD não consegue acessar corretamente os dados](/blog/satafirm-s11-solucao-caso-real/images/3-erro-na-tentativa-de-acesso-ao-setor-0-1-t.jpg)
3 – Erro ao tentar ler o setor 0 - LBA 0. Leitura errada do setor. O SSD não consegue acessar corretamente os dados.
![Curto-circuitando para entrar em Safe Mode](/blog/satafirm-s11-solucao-caso-real/images/4-safe-mode-1-t.jpg)
4 – Iniciando o processo de Recuperação dos Dados, vamos precisar colocar o SSD em Safe Mode (Modo Seguro) – curto circuitando os pinos indicados na imagem.
Isso vai impedir o controlador de carregar o firmware que está corrompido e permitir carregar em sua memória o Loader (firmware) correto e íntegro.
![Entrando no Utilitário SSD, escolhendo Kingston 2 - Controlador Phison](/blog/satafirm-s11-solucao-caso-real/images/5-no-safe-mode-entrar-1-t.jpg)
5 – Entrando no Utilitário SSD, escolhendo Kingston 2 - Controlador Phison - satafirm s11.
![Detectado Controlador Phison PS3111](/blog/satafirm-s11-solucao-caso-real/images/6-detectado-ps3111-1-t.jpg)
6 – Detectado Controlador Phison CP33238B (PS3111) - família Kingston A400.
![O SSD entrou em Safe Mode e está pronto para receber o Loader](/blog/satafirm-s11-solucao-caso-real/images/7-entrou-no-safe-mode-1-t.jpg)
7 – O SSD entrou em Safe Mode e está pronto para receber o Loader.
![Selecionado Loader - Update Loader](/blog/satafirm-s11-solucao-caso-real/images/8-update-loader-1-t.jpg)
8 – Selecionado Loader - Update Loader - kingston ssd firmware.
![Selecionado o Loader correspondente à configuração do SSD.](/blog/satafirm-s11-solucao-caso-real/images/9-selecionar-loader.jpg)
9 – Selecionado o Loader correspondente à configuração do SSD phison ps3111-s11-13.
![Loader sendo carregado na memória do SSD e exibindo a configuração atual.](/blog/satafirm-s11-solucao-caso-real/images/10-carregando-loader-1-t.jpg)
10 – Loader sendo carregado na memória do SSD e exibindo a configuração atual.
![Após a carga do Loader corretamente, iniciamos o processo de criação do Tradutor (Translator).](/blog/satafirm-s11-solucao-caso-real/images/11-create-translator-1-t.jpg)
11 – Após a carga do Loader corretamente, iniciamos o processo de criação do Tradutor (Translator).
![Criação do Translator em andamento. É um processo bastante demorado.](/blog/satafirm-s11-solucao-caso-real/images/12-criando-translator-1-t.jpg)
12 – Criação do Translator em andamento. É um processo bastante demorado.
![Criação do Translator completado com sucesso.](/blog/satafirm-s11-solucao-caso-real/images/13-translator-ok-1-t.jpg)
13 – Criação do Translator completado com sucesso.
![A capacidade usada de setores do SSD (LBA) é calculada convertendo o valor Hexadecimal em Decimal (Used capacity).](/blog/satafirm-s11-solucao-caso-real/images/14-setores-usados-1-t.jpg)
14 – A capacidade usada de setores do SSD (LBA) é calculada convertendo o valor Hexadecimal em Decimal (Used capacity).
![Após a criação do Translator, iniciamos a configuração do ambiente de trabalho no DataExplorer.](/blog/satafirm-s11-solucao-caso-real/images/15-iniciar-job-1-t.jpg)
15 – Após a criação do Translator, iniciamos a configuração do ambiente de trabalho no DataExplorer.
![16 – Read device information é deixado sem seleção para colocarmos manualmente o LBA máximo do SSD, evitando a detecção de um valor errado de LBA.](/blog/satafirm-s11-solucao-caso-real/images/16-iniciar-job-2-1-t.jpg)
16 – Read device information é deixado sem seleção para colocarmos manualmente o LBA máximo do SSD, evitando a detecção de um valor errado de LBA.
![Inserimos o valor calculado anteriormente 937703088 de LBA máximo do SSD.](/blog/satafirm-s11-solucao-caso-real/images/17-iniciar-job-3-1-t.jpg)
17 – Inserimos o valor calculado anteriormente 937703088 de LBA máximo do SSD.
![Configuramos a leitura através do utilitário para que o Translator seja carregado e usado no escaneamento, permitindo que os dados sejam acessados de maneira correta.](/blog/satafirm-s11-solucao-caso-real/images/18-configurar-job-1-t.jpg)
18 – Configuramos a leitura através do utilitário para que o Translator seja carregado e usado no escaneamento, permitindo que os dados sejam acessados de maneira correta.
![Após tudo configurado, fazemos um teste de leitura do setor 0 - LBA 0](/blog/satafirm-s11-solucao-caso-real/images/19-acesso-aos-setores-ok-1-t.jpg)
19 – Após tudo configurado, fazemos um teste de leitura do setor 0 - LBA 0 e confirmamos que está tudo ok conferindo a assinatura 55 AA ao final do setor, Isso confirma a leitura correta do setor e que os dados estão sendo lidos corretamente.
![20 – Nesse ponto as partições já estão visíveis e o processo de escanemaneto dos arquivos, foco da recuperação de dados, poderá ser iniciado.](/blog/satafirm-s11-solucao-caso-real/images/20-particao-montada-ok-1-t.jpg)
20 – Nesse ponto as partições já estão visíveis e o processo de leitura dos arquivos, foco da recuperação de dados, poderá ser iniciado. Note setores danificados (quadrados em preto) indicando os problemas de degradação das memórias.
Informações importantes:
- O procedimento foi realizado em um equipamento profissional, especialmente projetado para lidar com situações críticas de SSD, com o objetivo exclusivo de recuperar os dados e não consertar o SSD. Ao final do processo, após a recuperação dos dados, o SSD retorna ao seu estado original de erro, não sendo detectado, uma vez que todo o processo de carregamento do firmware do SSD foi realizado em sua memória.
- Se você tem um SSD em condição semelhante, com o firmware corrompido, NÃO tente usar software baixado da internet para tentar acessar os dados. Quanto menos tempo o SSD permanecer ligado, maiores serão as chances de recuperação dos dados, pois suas memórias degradam rapidamente quando começam a apresentar falhas.
- Não tente regravar o firmware do SSD pois isso apagará o conteúdo das memórias Flash NAND, tornando impossível a recuperação dos dados.
- Não tente reutilizar um SSD que teve seu firmware corrompido devido a degradação das memórias.
- Este conteúdo tem apenas caráter informativo e não assumimos qualquer responsabilidade pelo uso inadequado das informações aqui contidas.