Blog Post

Meu HD morreu e parou de funcionar

Meu HD parou de funcionar. Por que preciso de uma empresa especializada para recuperar meus dados?

Perder o acesso aos dados em um HD pode ser um grande susto. E aí, quando bate o desespero, a primeira pergunta que vem à mente é: O que fazer?

Atitude imediata é ir aos mecanismos de buscas e pesquisar soluções para o problema ou algum software milagroso que resolva a situação.

O grande conselho que temos é:

Não tente recuperar os dados por si só(D.I.Y). Procure ajuda especializada.

Um software de recuperação de dados só consegue lidar com os casos mais simples, aqueles que não têm dano físico envolvido. E ainda assim, é comum recebermos clientes procurando ajuda porque adquiriram um software e os arquivos foram recuperados totalmente corrompidos.

E a má notícia que segue é que a maioria dos problemas em HDs estão relacionados a algum tipo de dano físico.

O ponto chave é ter o diagnóstico preciso do problema para ter uma abordagem correta visando garantir o sucesso na recuperação dos dados e sem equipamentos especializados, conhecimento e experiência, isso se torna uma tarefa impossível.

Recuperar dados de um disco rígido danificado sem os equipamentos adequados e apenas utilizando softwares baixados da internet pode apresentar uma série de riscos:

  • Danos adicionais: Tentar acessar um disco rígido danificado sem conhecimento técnico pode causar danos ainda maiores. Tentativas de forçar a leitura do disco em um quadro com mídia riscada ou cabeça de leitura fraca podem piorar o estado do HD.
  • Perda permanente de dados: Os softwares de recuperação podem não ser eficazes o suficiente para lidar com danos físicos. Isso pode resultar na perda permanente de dados, especialmente se o disco estiver severamente danificado.
  • Agravamento do problema: Táticas inadequadas podem complicar ainda mais a situação. Por exemplo, se o disco estiver fazendo barulhos estranhos, tentar rodar softwares pode aumentar o desgaste e levar a danos irreparáveis.
  • Inutilização do disco rígido: Utilizar softwares inadequados ou incorretamente pode tornar o disco completamente inutilizável. Se houver a tentativa de "reparar" fisicamente o disco sem conhecimento técnico, isso pode danificar permanentemente os dados.
  • Custo adicional: Caso os dados sejam valiosos e a situação se agrave, você pode acabar gastando mais dinheiro com profissionais para tentar resolver o problema ou mesmo com a substituição do disco danificado.

Os discos rígidos (HDs) podem falhar por várias razões, algumas das quais incluem:

  • Desgaste mecânico: Os discos rígidos possuem partes móveis, como os discos magnéticos e os braços de leitura/gravação. Com o tempo, essas peças podem desgastar-se, levando a falhas físicas.
  • Falhas eletrônicas: Componentes eletrônicos internos, como placas de circuito ou controladores, podem sofrer danos devido a variações de energia, picos de tensão, superaquecimento ou simplesmente pelo desgaste ao longo do tempo.
  • Erros de software: Problemas no sistema de arquivos, corrupção de dados ou falhas de software/firmware podem causar danos aos dados armazenados ou ao funcionamento do disco.
  • Fatores externos: Danos físicos, como impactos, quedas, exposição à água ou calor extremo, podem danificar gravemente um disco rígido.
  • Desgaste natural: Com o tempo, todos os componentes eletrônicos e mecânicos sofrem um desgaste natural, o que pode levar a uma redução na confiabilidade e no desempenho do disco rígido.

Quando um HD para de funcionar, a recuperação de dados se torna uma tarefa complexa que requer alto conhecimento técnico e aqui estão os motivos pelos quais uma empresa especializada é crucial nesse processo:

Conhecimento Especializado:

• Diagnóstico Preciso: Profissionais especializados em recuperação de dados possuem conhecimento aprofundado sobre os diferentes tipos de falhas de hardware e software que podem afetar um HD. Eles são capazes de realizar diagnósticos precisos para identificar a causa raiz da falha.

• Entendimento dos Sistemas de Arquivos: Esses especialistas têm amplo conhecimento sobre os sistemas de arquivos utilizados nos HDs (NTFS, FAT, exFAT, entre outros). Isso é crucial para reconstruir e acessar os dados corrompidos ou danificados.

Ferramentas e Tecnologia Específicas:

• Ferramentas de Recuperação Avançadas: As empresas especializadas possuem ferramentas avançadas de recuperação de dados que permitem lidar com diferentes tipos de falhas, mesmo em casos onde o HD não pode ser acessado ou reconhecido por um computador comum.

• Laboratórios Controlados: Casos mais graves exigem laboratórios especialmente equipados para lidar com discos rígidos danificados, possibilitando sua abertura em ambientes controlados que minimizam a contaminação e maximizam as chances de sucesso na recuperação.

Procedimentos Adequados:

• Manuseio Profissional: O manuseio inadequado pode piorar a situação. Um profissional treinado sabe como lidar com discos danificados para evitar danos adicionais, utilizando procedimentos adequados para a extração dos dados.

• Segurança e Confidencialidade: Essas empresas estão preparadas para lidar com dados sensíveis. Elas adotam medidas rigorosas de segurança e garantem a confidencialidade das informações durante todo o processo de recuperação.

Complexidade do Processo:

• Recuperação em Níveis Diferenciados: Dependendo da complexidade da falha, pode ser necessário realizar a recuperação em níveis diferentes, como reconstrução de dados lógicos, reparo físico do disco ou extração direta dos setores danificados.

• Reconstrução de Dados Danificados: Em casos de corrupção extrema ou danos físicos, os especialistas são capazes de reconstruir dados fragmentados ou danificados, usando técnicas especializadas para acessar informações mesmo em áreas problemáticas do disco.

Quando seu HD dá problema, uma empresa especializada em recuperação de dados é a melhor opção para enfrentar a situação pois com conhecimento, ferramentas e experiência, possuem mais chances de resgatar os seus dados perdidos.

Posts Relacionados