Blog Post

HD Externo no modo RAW

HD no modo RAW - Tem como resolver?

Quando um HD entra no modo RAW, isso geralmente significa que o sistema de arquivos está corrompido ou danificado de alguma forma. A partição em modo RAW indica que o sistema operacional não consegue reconhecer a estrutura do sistema de arquivos naquela partição.

Isso pode acontecer por várias razões:

  1. Corrupção do Sistema de Arquivos: Pode ter ocorrido um erro durante a escrita ou leitura de dados na partição, levando à corrupção do sistema de arquivos.
  2. Falha no Sistema: Desligamentos incorretos, panes de energia, remoção abrupta de dispositivos USB ou problemas durante o processo de formatação podem causar danos ao sistema de arquivos.
  3. Setores Defeituosos do Disco Rígido: Setores defeituosos no disco rígido, os bad blocks, podem interferir na leitura adequada do sistema de arquivos, resultando em uma exibição da partição como RAW.

Existem maneiras de corrigir a partição RAW através de programas de verificação do disco do próprio sistema operacional ou através de softwares de recuperação de dados, para tentar reaver os arquivos inacessíveis. É um procedimento simples.

Mas existe um grande problema.

Se o HD entrou em modo RAW em virtude de setores defeituosos no disco rígido, os programas de verificação de disco e os softwares de recuperação de dados vão falhar e podem até deixar o HD numa situação pior, corrompendo ainda mais o sistema de arquivos. Eles não conseguem lidar bem com setores danificados.

Ao primeiro setor danificado encontrado o computador vai travar e o resultado da correção ou recuperação será imprevisível.

HD com riscos / riscado

HD em escaneamento com riscos na mídia

Temos equipamentos específicos para lidar com setores defeituosos do disco rígido e normalmente o índice de leitura dos setores do disco é bastante alto.

Mas é importante que não formate a unidade ou faça qualquer tipo de gravação nela. Isso ajudará a preservar os dados, não gravando e alterando regiões do disco que podem ter dados que esperam recuperar.

Portanto há solução, mas sem o diagnóstico correto da causa do problema o resultado pode ser desastroso.

Posts Relacionados