Por que não pode formatar HD danificado?
É comum um disco rígido ficar sem acesso a partição ou pastas e arquivos em virtude de setores danificados.
Se a intenção é recuperar os dados, formatar um disco rígido com setores danificados, os bad blocks, não é o melhor caminho e isso parece ser bem óbvio. Afinal, o que se espera é recuperar as informações e não apagar o que se deseja recuperar.
No entanto, recebemos diversos casos de disco rígido com setores danificados que foram formatados num processo “faça você mesmo” de recuperação de dados.
Alguns problemas que isso pode acarretar:
- Perda de dados irreversível: A formatação apaga todas as informações no dispositivo. Se o disco tem problemas, como setores defeituosos ou corrupção de dados, a formatação pode agravar esses problemas e tornar a recuperação de dados muito mais difícil, senão impossível.
- Sobrescrever os dados: Quando se formata um disco, ele pode sobrescrever áreas que contenham dados que você está tentando recuperar. Isso reduz as chances de recuperar arquivos perdidos, especialmente se você começar a usar o disco após a formatação.
- Dificuldade na recuperação: Recuperar dados de um disco danificado já é desafiador e a formatação pode corromper ainda mais as estruturas de dados, tornando a recuperação mais complexa.
- Zerar os setores: Os SSDs e os HDs SMR possuem normalmente o comando TRIM ativado e isso pode trazer muitos problemas à integridade dos arquivos que se espera recuperar.
Isso tudo trará dificuldades ao processo de recuperação de dados, exigindo procedimentos que não seriam necessários caso a estrutura estivesse preservada.
Não formate o HD ou SSD!
Se você deseja recuperar os dados de um disco com problemas, é fundamental evitar a formatação. As chances de recuperação dos dados aumentam drasticamente.
É recomendado procurar empresa especializada em recuperação de dados, pois possuem equipamentos e processos para tentar recuperar o máximo possível das informações armazenadas num dispositivo que apresenta falha. Isso antes de tomar qualquer medida drástica, como a formatação.