Blog Post

Como usar o HD Externo de maneira correta?

Como usar o HD Externo de maneira correta?

O HD Externo é um excelente dispositivo para backup dos dados, porém usá-lo corretamente envolve alguns cuidados e práticas para garantir que seus dados estejam seguros e o dispositivo funcione de maneira eficaz.

A principal função dele é para Backup de Dados e isso significa que ele armazena uma cópia das informações de outros dispositivos, como um HD ou um SSD interno de um notebook, por exemplo. Se as informações estão presentes apenas nele, então não é cópia e sim os originais dos arquivos que estão nele e isso representa um risco sério de perda de informações em caso de falha.

Caso não tenha espaço suficiente no notebook, por exemplo, e precise armazenar todos os arquivos importantes no HD Externo, considere utilizar um segundo HD Externo para Backup dos Dados ou algum armazenamento em nuvem se isso for conveniente. O importante é ter sempre as informações importantes em no mínimo dois lugares.

Dicas de uso do HD externo

Aqui estão algumas dicas para usar um HD Externo de maneira correta, garantindo um uso seguro, prolongando sua vida útil e mantendo seus dados seguros:

Mantê-lo desconectado: Essa dica é valiosa. Manter o HD Externo desconectado quando não está em uso e conectá-lo apenas durante os backups é uma prática excelente para proteger seus dados. Se o equipamento for afetado por um problema de energia (um surto, uma descarga elétrica ou uma falta repentina de energia) ou até mesmo o ataque de um Ransomware / malware, o HD Externo desconectado e guardado estará a salvo de tudo isso.

Conectar e Desconectar com Segurança: Antes de desconectar o HD Externo, certifique-se de ejetá-lo ou removê-lo com segurança do sistema operacional. Isso garante que todos os dados sejam gravados e que não haja riscos de corrupção de dados. No Windows, você pode usar o ícone "Remover hardware com segurança" na barra de tarefas. No macOS, você pode arrastar o ícone do disco para a lixeira ou usar o comando "Ejetar" no Finder.

Armazenamento Adequado: Evite quedas e choques físicos. O HD Externo é extremamente sensível a impactos, quedas e vibrações, portanto manuseie-o com cuidado, pois ele contém peças móveis sensíveis. Mantenha o dispositivo em uma superfície plana e estável quando estiver em uso. Armazene o HD Externo em um local seguro quando não estiver em uso para protegê-lo contra danos acidentais.

Proteção contra Vírus e Malware: Certifique-se de que seu HD Externo esteja protegido contra vírus e malware. Escaneie-o regularmente usando um software antivírus confiável. Evite conectar o HD Externo a computadores suspeitos ou não confiáveis.

Backup Regular: Use o HD Externo para fazer backup regular dos seus dados importantes. Isso ajuda a evitar perda de dados em caso de falha do disco rígido principal. Considere usar software de backup automático para simplificar o processo.

Gerenciamento de Energia: Se o HD Externo tiver uma fonte de energia externa, certifique-se de que ela esteja conectada e funcionando corretamente. Alguns HDs externos são alimentados pela porta USB. Certifique-se de que a porta USB forneça energia suficiente para o funcionamento do HD.

Monitoramento de Saúde do Disco: Use ferramentas de monitoramento de saúde do disco para verificar se há problemas potenciais com o HD Externo. Algumas ferramentas podem alertar sobre setores defeituosos ou outros sinais de falha iminente.

Proteção contra Sobretensão: Considere o uso de um protetor contra sobretensão ou um nobreak para proteger o HD Externo contra picos ou falta de energia.

Rótulos e Organização: Rotule seus HDs Externos de forma clara para identificar facilmente o conteúdo de cada um. Isso facilita a localização de backups específicos quando necessário.

Backup de dados

Conclusão

Ao seguir essas práticas, você pode garantir um uso seguro e eficiente do seu HD externo, prolongando sua vida útil e mantendo seus dados seguros.

Posts Relacionados