Qual é o melhor HD?
Frequentemente nos perguntam – Qual é o melhor HD?
Claro, entendemos que não estão questionando qual é o HD mais rápido, qual tem a melhor relação custo-benefício ou qual tem a melhor tecnologia e sim qual o HD que dá menos problema.
Basicamente querem saber qual HD não os deixará na mão, sem os dados.
Qual o melhor HD?
Estamos há bastante tempo nessa área e presenciamos a evolução do disco rígido em capacidade, desempenho, tamanho físico e tecnologia. E lidamos diariamente com eles. Portanto, nos sentimos aptos a responder.
No início dos anos 90, os HDs possuíam capacidades muito menores dos atuais, frequentemente na faixa de megabytes (MB) 5, 10 e 20MB eram os mais comuns. Aliás, era comum também os computadores não possuírem HD, somente disquete.
E eram muito maiores que os atuais em termos de tamanho físico, com o formato de 5 ¼” e depois que surgiram os de 3 ½”.
Inicialmente tinham velocidade de rotação baixa, de 3.600 RPM, o que resultava em tempos de acesso mais lentos. Com avanços na tecnologia, a velocidade de rotação aumentou de 5.400 RPM (rotações por minuto) para 7.200 RPM e, em alguns casos, 10.000 RPM e até 15.000 RPM.
Tinham a tecnologia de codificação MFM que com controladoras de barramento ISA, conectavam através de um cabo de controle e outro de dados ao Hard Disk. Depois surgiram os HDs IDE e SATA.
HD Seagate ST251 MFM
Com o tempo, a tecnologia mudou para incluir unidades mais confiáveis, com melhorias na prevenção de falhas, aumento da durabilidade e melhor gerenciamento de erros. Uma das mudanças mais significativas foi a introdução dos SSDs, que são uma alternativa aos discos rígidos tradicionais.
Com toda essa evolução nos meios de armazenamentos, voltamos à pergunta inicial e tendo em vista os três fabricantes de HDs presentes hoje no mercado – Seagate, Western Digital e Toshiba, respondemos sempre que é o Backup que irá salvar numa situação crítica, não importando o fabricante do HD em que ele estará.